O selo SIM – Selo de Inspeção Municipal é o instrumento que atesta a qualidade sanitária dos produtos, ao mesmo tempo que incentiva os produtores a saírem da clandestinidade, de modo que possam trilhar o caminho do empreendedorismo.
Com o apoio da Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, o casal de agricultores familiares, Laudir e Gilberto Prado, do município de Bandeirantes, alcançou uma importante vitória para a sua agroindústria de doce de leite. É que a partir deste mês de maio a produção da chácara do casal passa a contar este Selo de Inspeção Municipal (SIM), emitido pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari- Cointa, que permite a comercialização de produtos de origem animal em 15 cidades da região norte do Mato Grosso do Sul.
Com a certificação em mãos, o produtor Gilberto explica que a conquista é fruto do trabalho coletivo de várias entidades que o auxiliaram nesse processo e ainda lembrou da importância dos serviços de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) oferecidos pela Agraer.
“A assistência contínua da Agraer foi primordial para o selo SIM, o Alfeu, técnico da Agência, esteve sempre conosco, tirando nossas dúvidas, nos acompanhando junto ao Cointa”, recorda o agricultor familiar que, agora, já estima os benefícios que o selo pode trazer para sua produção. “Em período da safra do leite, a renda chega a 8, 10 mil reais. Agora que podemos vender nossos produtos em mais cidades, a gente acredita que pode aumentar a renda de 20 a 40 por cento”.
Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Jaraguari, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora estão entre os municípios que compõe o Cointa.
“O selo de inspeção municipal autoriza o produtor a vender produtos de origem animal devidamente inspecionados. Então, como a gente está consorciado no Cointa, ele torna o produtor apto para comercializar em 15 municípios diferentes, por ser uma inspeção consorciada”, afirma Elias Borges, médico veterinário de fomento agroindustrial do Cointa.
“Essa realização não apenas fortalece a agricultura familiar na região, mas também exemplifica a importância da colaboração entre instituições públicas e produtores locais para promover o desenvolvimento sustentável e econômico das comunidades rurais. O governador Eduardo Riedel tem nos orientado a não deixar ninguém para trás, por isso tem dado apoio para que possamos formatar os programas de agricultura familiar via Semadesc, Seaf e Agraer”, pontua o secretário-executivo da Seaf, Humberto de Mello.
A cerimônia de entrega do selo contou com a presença de diversas autoridades e profissionais do setor, incluindo Denise Miranda, servidora do Setor de Agroindústria e Compras Públicas da Agraer Central; Lídia Novaes, veterinária do Senar; Jaqueline Barbosa, coordenadora do SIM-Cointa; Humberto Melo, secretário-executivo da Seaf; e o prefeito de Bandeirantes, Gustavo Sprotte.