A Rota Bonito Serra da Bodoquena, integrada pelos municípios de Bonito, Jardim e Bodoquena, conquistou mais um ganho ambiental na preservação e conservação do bioma Cerrado com a criação de uma nova RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) no atrativo Lagoa Misteriosa, um dos passeios mais fascinantes de Mato Grosso do Sul.
Localizada em Jardim, distante 70 km de Bonito, a nova unidade de conservação possui 38,43 hectares que serão preservadas perpetuamente e sua portaria de criação foi publicada no Diário Oficial da União, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. A Lagoa Misteriosa faz parte do Grupo Rio da Prata, que opera outros dois atrativos na região: Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa.
Este ano, o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa foram contemplados com a certificação Climate Positive, concedida pela Green Initiative, instituição internacional que também reconheceu Bonito, a Capital do Ecoturismo do Brasil, como primeiro destino de ecoturismo do mundo em carbono neutro, em 2022.
Legado de conservação
O compromisso do grupo Rio da Prata, empresa associada do Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), com a preservação ambiental iniciou-se em 1999, com a criação da RPPN Fazenda Cabeceira do Prata, localizada no Recanto Ecológico Rio da Prata, também em Jardim. Em 2013, o grupo mais uma vez demonstrou sua dedicação à conservação ambiental com a criação da RPPN Estância Mimosa.
Esta segunda reserva particular reforçou o compromisso da empresa em proteger e preservar ecossistemas únicos, contribuindo significativamente para a manutenção da biodiversidade e dos recursos naturais da região. Com a RPPN Lagoa Misteriosa, o Rio da Prata marca mais um capítulo importante nesta história de conservação e a promoção do turismo sustentável.
Experiência única
Adquirida em 2005 pela empresa de ecoturismo, a Lagoa Misteriosa é uma das cavernas inundadas mais profundas do Brasil, com visibilidade de mais de 50 metros e profundidade desconhecida. O atrativo oferece passeios de flutuação e mergulho com cilindro e realiza também atividades de pesquisas, educação ambiental e projetos.
Seja para os aventureiros em busca de emoções subaquáticas, os entusiastas da natureza ou os defensores da conservação, a RPPN recém criada promete ser uma experiência única aliado ao compromisso com um futuro sustentável.
Em cada um dos três atrativos operados pelo Rio da Prata são adotadas práticas sustentáveis e oferecida uma variedade de atividades, desde flutuação e mergulho com cilindro até passeios por cachoeiras, cavalgadas e observação de aves.