MST – 40 anos em defesa da agricultura familiar e uma justa distribuição de terras para plantar e colher.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) completa esse ano, 40 anos de existência.
‘Encontro de Amigos e Amigas’ reuniu 500 pessoas, entre congressistas e membros do governo

Em Brasília, cerca de 500 pessoas – parlamentares, membros do governo e representantes do Movimento participaram de Sessão Solene na Câmara dos Deputados, na quarta-feira, 28 de fevereiro, para celebrar e anunciar o lançamento oficial de 7º Congresso Nacional, que será realizado de 15 a 19 de julho na capital brasileira.

Representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a secretária-executiva Fernanda Machiaveli citou a iniciativa da pasta “Prateleiras da terra” que terá o objetivo de “terminar o governo do presidente Lula sem mais nenhuma criança debaixo de tenda, com todas as famílias adequadamente assentadas, produzindo alimento saudável pro povo brasileiro”. o presidente da Fundação Banco do Brasil, Kleytton Guimarães, descreveu o movimento como “inspirador” e que ensina sobre “organização” e processos de “soberania alimentar”.

Fundado em 1984, ainda no período da ditadura civil-militar brasileira, o MST é uma resposta à exclusão da população marginalizada no campo e na cidade e tem objetivo de diminuir ou acabar com a concentração fundiária no país. O último Censo Agropecuário mostrou, em 2017, que 1% dos proprietários de terras controlam quase 50% da área rural do país. A consequência é menor área rural ocupada pela agricultura familiar e menor quantidade de trabalho em pequenas propriedades.

Foto: Luara Dal Chiavon

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *