Bill Gates, o multimilionário empresário fundador da Microsoft, publicou um artigo intitulado “Lições de salvamento de vidas do Brasil” em que elogia o sistema de saúde pública do Brasil e afirma que o restante do mundo poderia aprender com o País.
“Em cerca de três décadas, o Brasil reduziu a mortalidade materna em quase 60%, reduziu a mortalidade infantil de menores de cinco anos em 75% – ultrapassando em muito as tendências globais – e aumentou a esperança de vida em quase uma década. Nenhuma dessas conquistas foi acidental. Em vez disso, são o resultado de investimentos de longo prazo que o Brasil fez no seu sistema de saúde primário, com os quais outros países podem aprender e imitar”, afirmou.
Gates ainda fez questão de destacar que é “grande fã do Brasil” e relembra que esteve aqui em 1995, quando a Microsoft desenvolvia operações aqui para lançar o home banking.
“Algumas das minhas viagens favoritas em família foram à Amazônia, cujo rio, bacia e floresta tropical surgem frequentemente durante conversas sobre alterações climáticas. Mas, só quando comecei a trabalhar na saúde pública é que comecei a apreciar o quão impressionante é o histórico do País nesta área – e o quanto o resto do mundo poderia aprender com ele.”