Porto Murtinho inicia planejamento estratégico para criar o Plano Municipal de Turismo

Porto Murtinho, até então terra do sossego, da tranquilidade e da acomodação, vai precisar despertar rápido para providenciar tudo o que necessitará para viver sua nova realidade, de cidade pólo e um dos pontos estratégicos da Rota Bioceânica, interligação do Atlântico ao Pacífico.

Identificar o presente e projetar o futuro. Com esse propósito, o município de Porto Murtinho lançou o seu Plano Estratégico de Turismo, que vai nortear a implantação do definitivo Plano Municipal de Turismo, em 2024, com foco na estruturação da rede de prestadores de serviços e na formatação de produtos e fomento do destino. Localizada na fronteira com o Paraguai e Portal da Rota Bioceânica, Murtinho se insere no bioma Pantanal com vocação para o ecoturismo.

O Plano Estratégico do Turismo foi apresentado pela Secretaria municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, resultado de uma parceria do município com o Sebrae por meio do programa Cidade Empreendedora. Na ocasião, o prefeito Nelson Cintra falou da importância do engajamento do empresariado nos projetos de reconstrução da cidade para receber o novo ciclo de desenvolvimento com a implantação da Rota Bioceânica.

“Temos que aproveitar esse momento e nos prepararmos para o futuro, temos o Sebrae ao nosso lado e o apoio do Governo do Estado, da Câmara de Vereadores e das bancadas de deputados federais e estaduais na canalização de recursos para investidores em todas as áreas, da saúde e educação a infraestrutura que tanto precisamos”, disse Cintra, ao conclamar o trade turístico para ajudar a compor as novas diretrizes que vão nortear o Plano Municipal de Turismo.

Potencial para crescer

Distante 440 km a sudoeste de Campo Grande, Porto Murtinho, fundada estrategicamente às margens do Rio Paraguai, é uma cidade que se destaca por sua proximidade com o Paraguai. Sua geografia privilegiada não apenas a torna um ponto crucial para o transporte e comércio internacional, mas também oferece potencial para o turismo. A interação entre a rica herança cultural da região e o ambiente natural propicia oportunidades para atividades turísticas únicas.

O secretário municipal de Turismo, Clayton Castilho, disse que esse ano o município vem trabalhando o reordenamento do segmento, a reativação do Conselho Municipal de Turismo e uma primeira etapa do programa de capacitação em diversas áreas do setor de serviços para melhorar o atendimento ao turista. Paralelamente, a pasta do turismo iniciou ações voltadas para a diversificação dos atrativos, hoje mais focados na pesca esportiva como destino já consolidado.

“Para crescer, onde o nosso potencial é muito grande, precisamos nos planejar, e com o plano estratégico Porto Murtinho dá um passo muito importante para implantar um turismo sustentável e se tornar um dos principais destinos de ecoturismo de Mato Grosso do Sul”, pontuou o secretário. “O prefeito Nelson Cintra está de parabéns em apoiar a construção desse plano estratégico, que é uma vitória para o nosso turismo e nos dará o norte para crescermos.”

Balizamento para o Plano Municipal de Turismo, o planejamento estratégico foi cuidadosamente concebido para preservar e destacar os recursos naturais, culturais e sociais enquanto promove um desenvolvimento sustentável e responsável do setor. Com uma visão voltada para o futuro, o plano visa posicionar o destino como referência. Nesta jornada, são convidados moradores, empresários locais, autoridades governamentais e todos os interessados no crescimento do turismo a se unirem.

Diagnóstico do setor

Aprimorar a interlocução e integração com o país vizinho até a ampliação da presença digital, cada passo foi meticulosamente planejado para tornar o território um destino turístico vibrante e competitivo. Um dos primeiros passos foi a criação do Núcleo de Gestão do Destino, composto por lideranças do setor turístico, com participação ativa do Conselho Municipal de Turismo, objetivando a construção e execução das metas de modo conjunto e colaborativo.

O plano estratégico fez um raio-x do atual cenário do turismo local, nominando dezenas de atrativos consolidados e em potencial para se tornarem produtos diferenciados e de grande receptividade do público, dentre os quais o Balneário Municipal, na Cabeceira do Apa, hoje desativado. Os espaços naturais, como os morros, cachoeiras e a paisagem pantaneira, também contribuem para atração de pessoas interessadas em observação de aves e natureza.

“O ano de 2023 foi de arrumar a casa, preparar a cidade para o novo ciclo que está chegando e vai alavancar a nossa região em todo os segmentos da economia, onde o turismo fronteiriço terá um grande salto”, afirma o prefeito Nelson Cintra. “Estamos buscando recursos para obras e também investindo na capacitação da nossa gente, as oportunidades vão chegar para todos. O turismo está em desenvolvimento e vamos expandir a infraestrutura e os serviços”.

(Com informações da Ascom-Rota Pantanal-Bonito)

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *