Jaraguari recebe recursos para construir Centro de Comercialização da Agricultura Familiar

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), repassou recursos de R$ 570 mil para a Prefeitura de Jaraguari construir um Centro de Comercialização da Agricultura Familiar, equipamento que vem sendo instalado em diversos municípios do Estado com o apoio do Governo. O secretário Jaime Verruck, da Semadesc e o prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira, firmaram convênio na quarta-feira (1º/11) para o repasse de recursos que serão aplicados na obra. Os recursos são oriundos do Pró-Desenvolve (Fundo Estadual Pró-Desenvolvimento do Estado) destinado a subsidiar medidas que promovam o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado.

O projeto está alinhado com quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas: Objetivo 8 – Emprego Decente e Crescimento Econômico; Objetivo 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, Objetivo 12 – Consumo e Produção Responsáveis, e Objetivo 17 – Parcerias em Prol das Metas. Dentro do Plano de Governo de Mato Grosso do Sul, o projeto se alinha aos eixos: Atenção aos municípios e gestão territorial competitiva, Oportunidades, emprego e renda; Setor produtivo, ambiente de negócios e dinamismo econômico, e Parcerias estratégicas.

O prefeito argumentou que Jaraguari tem diversas comunidades rurais, 19 assentamentos e sedia a Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio, portanto a Agricultura Familiar é bastante desenvolvida, com uma produção razoável de gêneros alimentícios. A falta de um Centro de Comercialização com infraestrutura adequada para atender os pequenos produtores tem sido um complicador para alavancar o comércio e possibilitar um incremento na produção.

A obra

O Centro de Comercialização de Jaraguari medirá 850 metros quadrados de área construída. Consistirá em um barracão erguido na rua Gonçalves Luiz Martins, número 200, em estrutura de concreto pré-moldado com cobertura em duas águas medindo 50 metros de comprimento por 17 metros de largura e pé direito de 5,50 metros. Toda essa estrutura será sustentada por 20 pilares e 20 tesouras de concreto pré-moldado, coberto com telhas em aço trapezoidal e cumeeira em aço galvanizado.

(Com informações da Ascom-Semadesc)

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *