Com objetivo de facilitar acordo com União Europeia, Nelsinho Trad foi reconduzido para representação no Mercosul
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi reeleito presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. Senadores esperam que o bloco consiga formalizar ainda este ano o acordo de livre comércio com a União Europeia. Caso homologado, será o maior acordo da história.
O Acordo Mercosul-União Europeia, o mais ambicioso e abrangente já negociado pelo bloco Sul-Americano, está em discussão há mais de duas décadas. Apesar das negociações terem sido concluídas em junho de 2019, os europeus, em especial o governo francês, pediram a reabertura das discussões, alegando questões ambientais. O setor industrial brasileiro defende a formalização do acordo sem reabertura das negociações. Este é um dos vários interesses envolvendo o bloco que tem seus países, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, com relações econômicas cada vez mais intensas com a China. A disputa comercial com outros países levou a presidente da União Europeia, Von der Leyen, a afirmar que quer concluir os acordos comerciais com Mercosul, Austrália e México ainda este ano. Obstáculos incluem por exemplo a agricultura familiar, que, segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, é ameaçada pelo acordo. Além dos fatores extra-bloco, também há dificuldades entre os próprios países do Mercosul. É o caso da importação de leite do Uruguai e Argentina, que vem provocando reclamações de concorrência desleal por parte de produtores brasileiros. Essas e outras questões são constantemente debatidas pela Representação Brasileira do Parlamento do Mercosul, que reconduziu o senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, como presidente. A senadora Tereza Cristina, do PP do mesmo estado, disse confiar na experiência de seu colega para ajudar a concretizar o acordo Mercosul-União Europeia.
Se realizado, homologado, será o maior acordo da história. Temos aí diversas questões, Uruguai, Paraguai, Brasil e Argentina para serem discutidas, mas eu fico muito feliz com a sua presidência e eu tenho certeza que todos juntos aqui poderemos fazer a diferença para que cheguemos aí ao ponto dessa realização histórica que será, se conseguirmos finalizar esse acordo.
Nelsino Trad anunciou que já iria começar a trabalhar imediatamente com representantes de outros países do Mercosul para fortalecer o diálogo interno no bloco. “Vamos ter muito trabalho pela frente. Ressalto que hoje nós estamos recebendo os vice-presidentes do Paraguai, do Uruguai e da Argentina, que vieram ao Brasil em uma missão de trabalho. E aqueles que puderem somar conosco para que essa recepção possa ser bem a cara do nosso país, a mais calorosa possível, para que eles possam se sentir em casa.”
A definição da bancada no Parlasul segue os mesmos critérios de representação partidária e dos blocos existentes no Senado e na Câmara. Os parlamentares autuarão na legislatura que segue até 31 de janeiro de 2027. Em data ainda a ser definida, eles definirão o presidente e os dois vice-presidentes do colegiado. O mandato será de 2 anos.
*com informações e foto da Agência Senado