Foco de Influenza Aviária em MS não representa risco pela distância das indústrias avícolas

O foco de influenza aviária confirmado nesta segunda-feira (18) pelo  Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em um criação de aves domésticas em Bonito, não causa tanta preocupação às autoridades e técnicos sanitários, por estar bem distante de estabelecimentos avícolas  industriais. Mesmo assim, por ser o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP – H5N1), a Iagro já tomou todas as medidas sanitárias protocolares nesses casos. Especialmente a interdição da área do foco e o abate dos animais da propriedade em questão. Esse é o primeiro foco da doença registrado em MS, e o terceiro em aves de subsistência detectado no Brasil.

As medidas sanitárias estão sendo aplicadas pelo Serviço Veterinário Oficial para contenção e erradicação do foco, bem como estão sendo intensificadas as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região.

O total de focos confirmados no Brasil sobe para 103, sendo 100 em aves silvestres e 03 de aves de subsistência. O novo foco não consta na primeira atualização do Painel BI, mas será incluído ainda na data de hoje. Na plataforma disponibilizada pelo Mapa é possível consultar as quantidades de focos, locais e as espécies afetadas pelo vírus.

A ocorrência do foco confirmado de IAAP em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros.

O Ministério da Agricultura segue alertando a população para que não recolham as aves que encontrarem doentes ou mortas e acionem o serviço veterinário mais próximo para evitar que a doença se espalhe.

Não há mudanças no status brasileiro de livre da influenza aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), por não haver registro da doença na produção comercial.

(Com informações da Iagro)

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *