A Rota Turística Pantanal Bonito, integrada por sete municípios associados (Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corumbá, Ladário, Jardim e Miranda), vai ser impactada positivamente neste feriado prolongado de 7 de Setembro. As reservas em hotéis e pousadas mostram aumento do fluxo de visitantes, garantindo um excelente movimento em toda a cadeia produtiva. Bonito, que recebe no período uma etapa da prova internacional Brasil Ride, supera todas as estimativas ao registrar ocupação de 100% da rede hoteleira.
Reservas praticamente esgotadas também nos distritos de Camisão e Piraputanga, em Aquidauana, onde a Estrada Parque tornou-se um dos principais atrativos da rota. Segundo o trade, os turistas estão chegando à região no feriado para visitar o Morro do Paxixi, o passeio mais procurado, e também conhecer a Vinícola Terroir Pantanal (Camisão) e vivenciar experiências como trilhas, pesca e passeios de barco no Rio Aquidauana, além da gastronomia.
Todos os municípios da rota terão um incremento significativo de turistas, com expectativa de superar os anos anteriores. Pantanal e Bonito oferecem um leque de opções para todos os gostos e idades: balneários, grutas, trilhas, caminhadas, rapel, boia-cross, mergulho, flutuação, pesca, passeios de bote e chalana, contemplação, observação de aves, cavalgada, safari fotográfico, tirolesa, mirantes, escalada, arvorismo, quadriciclo, bike e outros, além da gastronomia local.
Esportes de aventura
Em Bonito, somente o Brasil Ride deve atrair mais de três mil pessoas ao destino, entre atletas, familiares e equipes de apoio. Segundo a Associação Bonitense de Hotelaria, quem participou da prova do ano passado decidiu antecipar sua chegada à cidade com a família para realizar os passeios com tranquilidade, com permanência de até quatro dias. “Temos ótima expectativa de fluxo para o mês de setembro”, apontou Maria Aparecida Sanches, gerente do Hotel Marruá.
No ano passado, a Capital do Ecoturismo recebeu 26.797 turistas neste mês, com 67% de ocupação hoteleira. O Brasil Ride, segundo a secretária de Turismo, Indústria e Comércio Juliane Salvadori, “não se resume aos dias de competição, mas leva o nome de Bonito pelo mundo e atrai a atenção de diferentes públicos”. Com este evento esportivo, a cidade será vista também como uma opção para o segmento do ciclismo e outros esportes de aventura na natureza.