Alunos do Instituto Federal de Naviraí, aprendem a prática sobre enxertia na Agraer

Alunos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) campus Naviraí, da turma do 5° período da Agronomia, participaram de uma aula prática sobre propagação vegetativa de plantas com o casal de extensionistas rurais Valdeci Sebastião e Teonília Pereira do escritório da Agraer em Ivinhema.

Os acadêmicos aprenderam técnicas de enxertia pelo método de borbulhas em T invertido, garfagem de fenda cheia, inglês simples, borbulha de placa ou escudo, clonagem de plantas e alporque. As aulas foram acompanhadas pelo do professor da turma Daniel Zimmermann Mesquita.

Segundo ele, a disciplina de propagação de plantas é fundamental para a formação do engenheiro agrônomo, pois é a base para que eles possam trabalhar com fruticultura, olericultura e floricultura no futuro. “A partir dos conhecimentos básicos das técnicas da enxertia, estaquia e alporque, o estudante poderá trabalhar e se especializar futuramente em diversos setores, como viveiros e agencia de extensão rural”, afirmou.

O extensionista Valdeci destacou que o treinamento visa a capacitação e preparação de uma mão-de-obra qualificada, capaz de desempenhar um papel importante no desenvolvimento da fruticultura no Estado de Mato Grosso do Sul e Brasil. “Essa é uma área que precisa ser mais desenvolvida pois tem enorme potencial principalmente aqui no estado”.

Para o coordenador regional da Agraer, Sandro Polloni, o fortalecimento da parceria com o Instituto federal de Naviraí vai contribuir ainda mais com o desenvolvimento da fruticultura e da olericultura na região.

O evento contou com a colaboração da Secretaria de Agricultura De Ivinhema. O técnico Valmir Cruz, representando a secretaria, ressaltou que a parceria com Agraer tem proporcionado eventos muito importantes como esse, capazes de fortalecer o desenvolvimento do setor da fruticultura.

 

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *