Pesquisa Genial/Quaest

A pesquisa realizada pelos institutos Genial/Quaest entre 10 e 14 de agosto, e divulgada nesta quarta-feira (16/8), mostrou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 60% dos brasileiros. Os que desaprovam são 35%, e 5% não responderam ou souberam responder.

Os números apontam o aumento dos índices positivos na avaliação do governo federal desde abril – 51%, 56%, 60% agora. O que mais chama atenção dos analistas, e do público em geral, foi que a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula cresceu entre os evangélicos. Pela primeira vez, o índice entre esse grupo majoritariamente conservador e de direita, superou o de reprovação – 50%, ante 46% de reprovação. Na pesquisa de junho, os que aprovavam eram 44%, contra 51% dos que reprovavam.

Outros destaques que mostraram resultados positivos na pesquisa ficaram por conta da melhora do Bolsa Família – R$ 600 mais R$ 150 para cada criança; diminuição de preços de alimentos, gás de cozinha e combustível; ações de proteção da Amazônia e dos povos indígenas; o Plano Safra de financiamento à agricultura – positivo para 79%; o programa Desenrola – dívidas bancárias renegociadas; e o encaminhamento da Reforma Tributária no Congresso Nacional.

Em relação ao perfil do eleitorado pesquisado, a aprovação de Lula subiu para 59% na região sul -, mais 11 pontos em relação a junho. Nas regiões Centro-Oeste/Norte o governo tem 52% de aprovação. No Sudeste 55%, e no Nordeste 72%.

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *