O ator Wagner Moura vai interpretar Paulo Freire (1921-1997) em uma cinebiografia sobre o filósofo e educador, considerado o Patrono da Educação Brasileira. O longa, intitulado “Angicos”, teve o roteiro finalizado.
O educador que chegou a ser considerado subversivo durante a ditadura militar no Brasil, terá uma homenagem no cinema, que explicará mais sobre sua vida e obra para a sociedade brasileira. Suas ideias e práticas pedagógicas iam contra a visão de mundo do regime autoritário, que chegou a prendê-lo em 1964.
Freire ficou exilado durante vários anos e só retornou ao País após a redemocratização. Suas ideias hoje são amplamente estudadas e aplicadas em todo o mundo, mas ainda é considerado uma ameaça pela extrema-direita no Brasil, tendo seu legado sofrido represálias na administração que deixou o Governo em dezembro.
Houve, por exemplo, tentativas de censurar a distribuição de livros de Freire nas escolas públicas, bem como de retirá-lo do rol de patronos da educação brasileira.
O filme está sendo roteirizado em parceria com Felipe Hirsch, Juuar e Itamar Vieira Junior. A produção é assinada por Adriana Tavares, com co-produção de Cenya e Reagent Media e conta com consultoria da família do educador, além do apoio do Instituto Paulo Freire.