Um vulcão próximo à montanha Litli Hrutur, a 30 quilômetros da capital Reykjavik, na Islândia, entrou em erupção na segunda-feira (11), e está sendo monitorado pelo instituto meteorológico islandês (IMO, em inglês).
Imagens mostram o jato de lava laranja e a fumaça que sobem no ar. As autoridades islandesas recomendam que as pessoas não se aproximem da erupção vulcânica, mas há grupos que ignoram os riscos e insistem em contemplar de perto o fenômeno. Na estrada, motoristas têm parado ao pé da montanha para contemplar e fotografar.
Especialistas dizem que, por enquanto, a erupção perto da montanha de Litli Hrutur é de “baixa intensidade”, mas as estimativas indicam que o fluxo é consideravelmente mais poderoso do que duas erupções anteriores, em 2021 e 2022, na mesma península de Reykjanes. A fumaça que sai do vulcão pode ser vista da rodovia que liga Reykjavik ao aeroporto internacional de Keflavik, segundo um jornalista. Alguns motoristas pararam nas margens da estrada para tirar fotos.
A Islândia é uma grande ilha vulcânica localizada no norte do oceano Atlântico um pouco ao sul do Círculo Polar Ártico, culturalmente ligada à Europa e localizada sobre a dorsal uma das regiões vulcânicas mais ativas do planeta.