Em Stanford (EUA), Riedel estuda oportunidades da Economia Verde para Mato Grosso do Sul.

Em uma das universidades mais renomadas do mundo, a Stanford, na Califórnia (EUA), o governador Eduardo Riedel, participa de debates e palestras sobre sistemas e oportunidades da economia verde, uma das marcas de sua gestão em Mato Grosso do Sul.

Ao lado de gestores de empresas privadas, como a Vale e Rumo, e dos governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Helder Barbalho (Pará), Riedel busca mais qualificação em projetos de inovação na máquina pública.

Comunitas

Nas redes sociais, Riedel destacou as importantes discussões sobre mudanças climáticas, parcerias público-privadas e resolução de problemas de políticas públicas, em ambiente de inovação e de conhecimento: “Eu não tenho dúvidas que vamos levar para o Mato Grosso do Sul uma série de possibilidades”, afirmou.

O evento é promovido pela organização Comunitas, que foi criada sem fins lucrativos pela antropóloga Ruth Cardoso. O encontro terá uma série de estudos sobre o tema (verde), para avaliar e discutir projetos que possam ser usados pelos gestores públicos, com foco no desenvolvimento sustentável.

Atualmente, a Comunitas apoia 15 prefeituras e seis governos estaduais. São mais de 200 frentes de trabalhos em frentes como finanças, saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento urbano.

Prestígio

Com mais de 130 anos de história, a universidade de Stanford é uma instituição mais prestigiadas do globo.

Entre os trabalhos em pauta estão temas importantes como educação, saúde, meio ambiente e finanças. A comitiva brasileira vai participar de grupos de estudo e aulas na Stanford Bussiness School. Também haverá palestras importantes como do historiados americano Francis Fukuyama, que é professor de ciências públicas em Stanford.

Fukuyama ficou célebre ao publicar um texto em 1992 comentando que o triunfo das democracias liberais e do capitalismo de mercado com a queda do Muro de Berlim e a dissolução da União Soviética colocava um ponto final na evolução dos modelos de governo.

O formato das aulas será o de análise de estudos de caso sobre desafios de gestores públicos mundo afora na tomada de decisão em temas como definição de parcerias público-privadas, licenciamento ambiental e engajamento de cidadãos a políticas públicas. A programação contará ainda com visitas de campo a órgãos públicos de cidades na baía de São Francisco.

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *