O número oficial de animais mortos no Estado de Mato Grosso do Sul em consequência das baixas temperaturas já supera os 2.700 segundo informações divulgadas nesta terça-feira (20) pelo presidente da Iagro, Daniel Ingold. Segundo ele, a causa da morte, na maioria dos casos, é a hipotermia. E conforme avaliou a autoridade sanitária do Estado, esse número pode aumentar nos próximos dias, à medida em que produtores passem as comunicações oficiais para a Iagro. Os prejuízos dos produtores rurais supera R$ 10 milhões.
A maior preocupação dos técnicos da Iagro e dos próprios produtores é com o descarte de um número tão grande de carcaças, pois isso exige um protocolo técnico que pode não ser seguido à risca pelos funcionários das fazendas, gerando riscos sanitários preocupantes. Daniel Ingold afirmou que muitos proprietários de fazendas foram para suas propriedades no início desta semana e constaram as perdas. E ele não destacar que possam surgir mais casos. “Ainda temos baixas temperaturas em algumas regiões, especialmente na madrugada”, lembram os técnicos da Iagro.
Ingold também citou casos como os que se registraram no município de Rio Verde, onde foram notificados diversos óbitos de vacas que deixaram seus bezerros, alguns bastante jovens que, por perderem suas mães, passam ficar mais desnutridos e por isso mais vulneráveis e sujeitos a problemas com as baixas temperaturas. “Por isso acreditamos que possam surgir novas notificações”, avaliou o presidente da Iagro.
O descarte
A preocupação com o descarte dos animais mortos é grande. Foi citado, por exemplo, uma propriedade onde morreram 380 animais. É um número expressivo, ainda mais no momento em que se tem que descartar, ou enterrar, tantos animais. Ingold lembrou que é preciso cavar valas grandes, usar uma pá carregadeira, e enterrar todas as carcaças, sob pena de surgirem problemas ambientais ou sanitários, caso esse trabalho não seja feito de forma técnica e correta. Ele salienta a importância do produtor comunicar a Iagro, que pode dar todas as orientações e auxiliar nesse processo.