Plano Plurianual 2024-2027 – PPA é debatido em Mato Grosso do Sul

A caravana do Governo Federal, que percorre os estados brasileiros para ouvir as demandas da população para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, chegou a Mato Grosso do Sul. O encontro aconteceu no teatro Glauce da UFMS. Presentes a ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; o governador do Estado, Eduardo Riedel; representantes da bancada federal, da administração municipal, e da sociedade civil.

Entidades, organizações, movimentos sociais e a população em geral puderam expor suas ideias e prioridades para os próximos quatro anos. “Este é um dos eventos mais importantes do ano porque é aqui onde vamos entender onde serão aplicados os recursos dos próximos quatro anos e isso impacta diretamente na vida das pessoas”, relata a assessora parlamentar Ladielly Souza e Silva.

A ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet reforçou a importância do planejamento para execução das políticas públicas. “Sem planejamento gasta-se muito e gasta-se errado e as políticas públicas não chegam lá na ponta para quem mais precisa. Estamos percorrendo todos os estados, todas as capitais brasileiras para ouvir da sociedade civil, dos conselhos e dos representantes dos movimentos: Que Brasil vocês querem para os próximos quatro anos?”.

O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo reforçou a necessidade da população participar das decisões do Governo Federal. “A peça de planejamento que irá para o Congresso Nacional será feita pelas impressões digitais do povo brasileiro, ouvindo as diversas representações da sociedade. A nossa ideia é que o nosso planejamento seja extremamente participativo. Este é um momento de retomada do diálogo federativo”.

Mato Grosso do Sul é 15º estado a receber a plenária estadual do PPA, e segundo a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves todo o processo de escuta da população é o reforço da garantia da democracia. “O Governo Federal quer incluir os pobres, quer incluir as mulheres, os negros, os povos originários e nós precisamos fazer esse debate, para que as nossas políticas públicas cheguem onde têm que chegar. Queremos que a população saiba de onde veio e para onde vai o recurso”.

O governador Eduardo Riedel reforçou a importância da caravana e do debate de ideias. “Para Mato Grosso do Sul é muito importante a realização desta caravana do PPA do Governo Federal aqui no Estado. Poder fazer esta escuta popular aqui em Campo Grande, poder ouvir segmentos organizados da sociedade para contribuir com o PPA é extremamente importante para o Mato Grosso do Sul”.

Após a apresentação das propostas da população, as informações serão compiladas e o Ministério do Planejamento e Orçamento enviará o PPA para o Congresso até 31 de agosto .

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *