Promovido pelo grupo Estadão, aconteceu dia 31 em São Paulo, o Summit Mobilidade, o maior evento sobre mobilidade urbana no Brasil. Especialistas e autoridades públicas debateram soluções para combater a crise nacional do transporte público.
O Deputado Federal Beto Pereira (PSDB-MS), apontou que a perda de eficiência do transporte é um dos motivos que contribui para a redução na demanda de usuários, e que é preciso investir em meios que tragam eficiência ao sistema, além de financiá-lo.
Combater a crise que o transporte público vivencia é um desafio, principalmente para a gestão das capitais brasileiras. Em meio ao colapso do sistema nos últimos anos, potencializado com a queda da demanda desde o início da pandemia, o aumento da tarifa se mostra como uma das graves consequências imediatas. Pela falta de uma solução efetiva que seja capaz de reverter esse cenário, além de onerar a população, essa crise evidencia a necessidade de se adotar outros caminhos.
Além de Beto Pereira, Lúcio Gregori, engenheiro e ex-secretário municipal de transportes no governo de Luiza Erundina; Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Tiago Terra, Superintendente de Administração dos Contratos de Concessão da CCR Mobilidade.