O presidente Luís Inácio Lula da Silva vem a Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (25) e deverá visitar duas cidades, Três Lagoas e Ponta Porã. Lula visitará, pela manhã, as obras da unidade industrial de fertilizantes da Petrobrás, cujas obras estão sendo retomadas e serão onde serão investidos mais de R$ 1 bilhão para deixar a indústria pronta para operar.
Na fronteira, no início da tarde, o presidente vai entregar títulos definitivos de posse da terra para mais de 1.800 famílias de agricultores familiares instalados na antiga Fazenda Itamarati, que foi transformada num dos maiores assentamentos do País.
No total o presidente Lula deve anunciar investimentos de R$ 5,5 bilhões para o Estado de Mato Grosso do Sul, envolvendo além da indústria de fertilizantes e o assentamento Itamarati, outras obras como as reformas de três aeroportos no Estado e a construção de casas do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Conforme comentou ontem no final da tarde o deputado federal Vander Loubet, provável candidato ao Senado na próxima eleição, a visita do presidente Lula é mais uma comprovação do quanto o Governo se preocupa com o agronegócio e, também, com o valor estratégico da agricultura familiar. Segundo Vander é a busca do Governo federal pela autonomia na produção de fertilizantes.
O ex-deputado federal Fábio Trad, hoje, o provável candidato do PT ao Governo de MS, também se manifestou sobre a visita do presidente Lula ao Mato Grosso do Sul. Segundo ele, com essas ações o Presidente assegura e mostra que tem compromisso com o futuro do país na medida que fortalece a Petrobrás e a indústria nacional. Ele lembrou que, entre as privatizações que o ex-presidente Bolsonaro efetivou em ativos da Petrobrás, como a BR Distribuidora, entre outras, por muito pouco ele não entregou para a Rússia o grande potencial brasileiro na produção de fertilizantes. “Felizmente, a negociata não deu certo e o Brasil agora recupera o que sempre foi dos brasileiros”, afirmou Fábio Trad..







