Inelegibilidade de Bolsonaro na mira do TSE

Após ter cassado o mandato do ex-procurador da Lava Jato, deputado Deltan Dallagnol, o Tribunal Superior Eleitoral julgará, em breve, uma ação que, a depender dos rumos da decisão final, poderá suspender os direitos políticos de Jair Bolsonaro por oito anos.

O processo em questão, movido pelo PDT de Ciro Gomes, em 2022, em plena campanha eleitoral, pede a condenação de Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A alegação central da ação aponta para o fato de que o ex-presidente teria feito declarações contra o sistema eleitoral brasileiro atacando, inclusive, a segurança das urnas eletrônicas em reunião com embaixadores estrangeiros em julho do ano passado no Palácio da Alvorada.

Bolsonaro não tem mandato, tampouco foro privilegiado, então, a considerar a tendência das últimas decisões do TSE, a suspensão dos seus direitos políticos está sendo dada como certa nos bastidores do Congresso. Isso significa ficar 8 anos sem poder se candidatar a qualquer cargo político.

Foto; EBC

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *