Petrobras fecha mega acordo com a Índia e dá passo histórico para dominar o mercado internacional de petróleo

A Petrobras estaria fechando um grande acordo de fornecimento de petróleo com a Índia, que é um dos maiores consumidores do mundo. O contrato entre a estatal brasileira com o Governo indiano prevê o envio de 24 milhões de barris para uma estatal indiana. Um volume considerável de óleo.

A Petrobras sempre teve como seu principal cliente no mercado internacional a China. Mas o fato de ter um outro cliente de peso é muito importante.

Como o terceiro maior importador de petróleo do planeta, a Índia representará um cliente de peso para a estatal brasileira. E esse acordo é resultado de um primeiro contato entre Brasil e Índia,, quando foi assinada declaração que previa justamente um tratamento de cooperação entre os dois países, em especial no setor de energia e também mineração.

Esse fato representa, também, outras possibilidades de negócios no futuro. A Índia tem necessidades e está investindo bastante em projetos de energias renováveis e infraestrutura nessa área. Por isso, as possibilidades futuras são grande e o Brasil e empresas brasileiras devem buscar novas parcerias.

Petrobras busca parcerias

O diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Romeo Schlosser em entrevista recente ao site Click Petróleo e Gás informou que a estatal brasileira está correndo atrás de novos mercados. Conforme essas informações, dadas durante o Fórum Brasil de Energia, “estamos ampliando nossa base de clientes na área internacional. Essa base era muito concentrada na China. Estamos assinando contrato com a estatal indiana para o fornecimento de 24 milhões de barris de petróleo.” E segundo o diretor, a Petrobras também fechou contrato com a segunda maior refinaria da Índia, o que só reforça que a estatal está investindo e atenta aos mercados.

Competitividade e preços

No mundo do petróleo, quem vende para mais gente tem mais poder de negociação. E é o que a Petrobras está fazendo. Nas palavras do próprio Schlosser: “A cesta e os petroleiros brasileiros têm que ser monetizados da melhor maneira. E, com isso, a competitividade pelo preço melhora.”

Ou seja, a Petrobras quer vender pelo melhor preço possível. E para isso ser possível é preciso ter mais de uma opção de comprador. Outro ponto importante é que essa movimentação acontece justamente quando a estatal vive uma pequena queda nas exportações, quadro que poderá ser superado com a chegada dos indianos.

(Com informações da Click Petróleo e Gás)

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