Corumbá – Alimentos produzidos em assentamentos rurais vão alimentar famílias de baixa renda

O Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal está possibilitando à prefeituras do interior do Estado aumentarem o volume de compra da produção agrícola de pequenos produtores rurais.

Em Corumbá, a prefeitura lançou nesta quinta-feira (11), a implantação do programa no município com investimento inicial de  R$ 700 mil  através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Nesta primeira ação, os agricultores familiares entregaram 10 toneladas de alimentos produzidos nos assentamentos rurais de Corumbá. Com compra direta e doação simultânea, os produtos serão repassados para instituições filantrópicas com cadastro no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

O prefeito Marcelo Iunes reforçou o apoio à agricultura familiar. “Vamos continuar trabalhando e dando a certeza a vocês, de que quanto mais produzirem, mais vamos adquirir”, afirmou.  O Superintendente de Agricultura Familiar, Eder Fatah, afirma que a produção da agricultura familiar vem crescendo nos últimos anos no município, “estamos com 106 produtores cadastrados na entrega que beneficia 4.317 pessoas. Isso, por si só, mostra a importância da agricultura familiar. Conseguimos inserir no PAA Federal o pão, o queijo, o mel e o doce. Nossa meta é colocar proteínas e vamos trabalhar pela certificação dos nossos produtores”, disse.

Produtora familiar do assentamento Taquaral, Marlene dos Santos, entregou abóboras e limões nesta primeira leva do PAA. Disse que a certeza da venda para a Prefeitura é fundamental no orçamento doméstico. “Ajuda muito e incentiva a trabalhar ainda mais, porque a gente sabe que teremos certinho onde levar [a produção]. Ajuda muito a gente, dá para planejar o orçamento de casa e até comprar alguma coisa contando com esse dinheirinho”.

O PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal, possibilita a compra pública de produtos da agricultura familiar, sem a necessidade de licitação, para distribuir à população em situação de insegurança alimentar e nutricional, por meio de entidades da rede socioassistencial, a equipamentos públicos de alimentação e nutrição, bem como restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos, e à rede pública e filantrópica de saúde, educação e justiça.

Fonte: Prefeitura de Corumbá

Foto: Clovis Neto – PMC

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *