Eduardo Kobra, o já mundialmente conhecido artista brasileiro, realizou mais um mural na África. Em 2017, no Malauí, a convite da cantora Madonna para pintou três murais, um deles sobre Nelson Mandela.
O muralista nascido em Itu (SP) entregou agora um mural de 700 metros quadrados na cidade de Cotonou, na República de Benin (République du Bénin), na África. Antes de viajar, fez uma imersão na cultura e história do país e ficou particularmente encantado com a diversidade de religiões e com tolerância, respeito e harmonia existente entre elas. Escolheu um muro com um formato específico e inusitado para o mural e teve autorização e apoio das autoridades locais para a construção do muro.
A partir daí, Kobra projetou o desenho com uma cena feita por um grupo de atores vestindo figurinos que representam a diversidade de religiões: “São doze pessoas, como referência as doze províncias que formam Benin. Na arte, todos estão de costas, abraçados e olhando para o céu. Nas estrelas, vemos constelações que formam ícones de religiões. E, no centro do mural, há a Terra, a África e duas mãos ‘abraçadas’. A mensagem é clara e, acredito, universal, bem de acordo com os murais em que destacamos a coexistência. Neste mural, ao mesmo tempo em que falamos sobre Benin, também falamos sobre a África, o Planeta e a Humanidade: somente com união, tolerância e respeito é que construiremos um mundo melhor”, disse o muralista.
Fonte/Foto: Divulgação do artista Kobra