O estudante concorreu com seu projeto na Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados (Fecigran), do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em 2021 e 2022. Ele foi premiado e conquistou o primeiro e o segundo lugares ao longo dos dois anos em que participou do evento. O garoto agora quer participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), da USP, e só agora em 2023 terá idade para participar do concurso.
Ele esteve na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, a convite do chefe-geral em 5 de dezembro de 2022. “Vou conhecer o laboratório [de Análises Ambientais]?”, perguntou Juan, no carro a caminho do centro. “Sim, e o pesquisador também”, respondeu sua professora de história e orientadora de iniciação científica no Sesi/Dourados, Joice Souza Garcia. Conta a professora que os olhos do garoto “brilharam”.
Na foto acima, Juan está com o Presidente da Embrapa, Celso Moretti, em 26 de abril de 2023, quando conheceu não somente os colaboradores da Embrapa, mas também autoridades do agro brasileiro.
“Eu gostaria de pesquisar peixes. Falei com os professores, e eles me deram a ideia de pesquisar sobre o rio Dourados. Procurando por fontes bibliográficas, encontrei uma reportagem que falava da pesquisa com agrotóxicos da Embrapa no rio Dourados. Aí achei a publicação”, contou o garoto aos pesquisadores da Embrapa. “Por enquanto foi um trabalho de análise, com esses dados do relatório da Embrapa, que são bem completos. No ano que vem, pretendemos fazer essa análise em laboratório, porém vamos precisar de parcerias”, disse a professora.
Fonte/foto: Embrapa Agropecuária Oeste