Uma equipe do escritório do Québec em São Paulo foi recebida pelos gestores da Embrapa Gado de Corte (MS). Formada pelo diretor do Bureau du Québec em São Paulo, Jason Naud, e pelo adido para Assuntos Econômicos de Québec, Luis Antonini, o grupo veio em missão técnica em busca de parcerias voltadas à pecuária de precisão.
Com 48 anos de pesquisa no setor agropecuário, a Embrapa Gado de Corte tem em seus principais investimentos a educação para qualidade e eficiência através de alguns projetos próprios e outros em parcerias com outras instituições pública e privadas, nacionais ou estrangeiras. Um deles é o mestrado realizado com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) há mais de 15 anos, que forma profissionais em computação aplicada a tecnologias para agricultura e pecuária.
O pesquisador Pedro Paulo Pires é um dos pioneiros da Embrapa nessa área e, entre as soluções tecnológicas desenvolvidas com outros pesquisadores, está o primeiro chip subcutâneo para bovinos, a balança de passagem BalPass e o mangueiro digital. Pires também conhece de perto as potencialidades da província de Québec em tecnologias da informação (TI) e afins por ter feito pós-doutorado na Universidade de Laval – Québec.
Na Embrapa Gado de Corte, Pedro Paulo, ao lado do analista de TI, Camilo Carromeu, destacou que essa possível parceria com os canadenses trará avanços de parte a parte, e vai colocar o Brasil entre os dez principais parceiros econômicos de Québec e o primeiro país da América Latina.
Fonte/Foto: Embrapa Gado de Corte-MS