Um dos destinos da região Centro-Oeste mais buscados pelos turistas brasileiros para a baixa temporada, conforme pesquisas de plataformas online de reservas de viagem, Bonito e região terão um mês inteiro de setembro com tarifário especial, principalmente para os sul-mato-grossenses, e vários eventos vão movimentar toda a cadeia do turismo da Serra da Bodoquena. Em 2023, a Capital do Ecoturismo recebeu 31.177 turistas, com 73% de ocupação hoteleira.
Além do feriado de 7 de Setembro, a realização da terceira edição do Inspira Ecoturismo, uma iniciativa do Sebrae, deve reunir um público de 800 pessoas, de pelo menos 20 estados. A festa dos clubes de laço, uma das tradições da região, também vai agitar Bonito e atrair competidores e apreciadores da cultura de todo o Estado. O 2º Circuito de Laço do Nabileque será realizado entre os dias 13 a 15 com baile carapé, shows e provas, com entrada franca.
Clima ameno
Três quartos dos brasileiros (75%) gostam de viajar na baixa temporada. É o que revelou uma pesquisa da Booking.com – uma das maiores empresas de reserva de hospedagem, atrações e outros serviços de turismo. As vantagens de viajar em setembro vão além do custo-benefício: com o fim do inverno e começo da primavera no Hemisfério Sul as temperaturas ficam mais amenas. Em Bonito, Jardim e Bodoquena, os termômetros oscilam entre 19 e 33 graus.
Segundo a plataforma, a Capital do Ecoturismo está entre os cinco destinos do Centro-Oeste mais desejados para viajar neste mês, ao lado de Brasília e Caldas Novas, Goiânia e Pirenópolis, em Goiás. O levantamento dos dados foi realizado em 20 de agosto. Os dados apontam volume de buscas feitas para hospedagem entre os dias 1 a 30 de setembro, e não reservas, mas indicam a tendência para o período – refletindo a expectativa das agências de viagem.
Inspira Ecoturismo
Iniciativa do Polo Sebrae de Ecoturismo, o evento a ser realizado no Centro de Convenções promete cinco dias intensos de aprendizado, networking e exploração das maravilhas da Rota Turística Bonito Serra da Bodoquena, que tem a gestão do Bonito Convention & Visitors Bureau e apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur). O tema deste ano é “Construindo Novos Destinos” e a programação inclui palestras, painéis, salas temáticas e visitas técnicas.