Que o município do Bonito está, cada vez mais, sob ameaça de degradação ambiental, especialmente as águas de rios e córregos, muita gente sabe. A preocupação é enorme, especialmente pelo aproximação cada dia maior das atividades agrícolas dos belos recursos naturais.
Por isso, o Governo do Estado, em debates com outos segmentos envolvidos, preparou uma série de ações focadas na preservação ambiental no município de Bonito. O plano de trabalho foi apresentado na sexta-feira (21) por técnicos e agências estaduais ao governador Eduardo Riedel.
Na avaliação do chefe do executivo estadual, a estruturação do plano é uma construção alinhada entre o Estado e a prefeitura de Bonito e que contempla obras de infraestrutura como pavimentação e saneamento básico, com o objetivo de apoiar a proteção ambiental. “É uma decisão de todos para enfrentar os desafios de Bonito, uma mudança de chave e de conceito, com foco na preocupação ambiental”, justificou.
Na reunião de apresentação, participaram agentes públicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação e Sanesul, além de representantes do município, entre eles, o prefeito Josmail Rodrigues.
O secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette, afirmou que o grupo de trabalho atende uma demanda da sociedade e encaminhada pelo prefeito. “No final do ano passado, o governador criou o grupo de trabalho interinstitucional do Estado para discutir essas questões. E ao longo do primeiro semestre, dentro de uma metodologia, realizamos uma série de visitas, discussões, investigações, fiscalizações e elaboramos um plano dentro de áreas temáticas e que deve ser executado nos próximos anos, pelo município, o Estado e a iniciativa privada”.
Ainda segundo o secretário, o plano envolve, por exemplo, o tratamento de resíduos sólidos, conservação de solo, manejo de estradas, entre outras ações. “A cidade cresceu e precisa do apoio do Estado para as adequações e uma preocupação grande, principalmente, na questão ambiental”, destacou o prefeito Josmail.
Os maiores interessados na preservação da região, especialmente os habitantes do município e todos os segmentos envolvidos no turismo, principal atividade econômica da região, esperam que as ações propostas protejam efetivamente todo o meio ambiente do município.