A gerência de desenvolvimento agrário da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer realizou mais uma edição do dia de campo. O encontro com agricultores familiares de Campo Grande e região foi realizado na manhã da última quarta-feira, 30 de agosto, com o tema “Cultura do Abacaxi”.
Conforme a gerente, Izabel Cristina Pereira, o dia de campo é uma metodologia de assistência técnica em que os agricultores familiares são levados a uma propriedade modelo em determinada cultura. Neste caso, a escolhida foi a Chácara Assahi, do agricultor Mário Gonda, que produz uma média de 350 mil abacaxis em uma área de 10 hectares. “Nós escolhemos uma área que possui uma qualidade de plantio para mostrar aos agricultores como as etapas devem ser feitas para que eles tenham êxito em sua produção”, afirmou Izabel.
Aproximadamente 60 agricultores familiares das proximidades estiveram no evento e percorreram três estações montadas: a primeira abordou sobre plantio e tratos culturais com os engenheiros agrônomos da Agraer, José Ubirajara Coelho Júnior (Bira) e Roger Almeida. A segunda foi sobre as formas de acessar o crédito rural voltado à agricultura familiar, com as gestoras sócio-organizacionais da Agraer, Aldione Soares e Lilian Daniel. Por fim, os participantes conheceram as demandas e potencialidades de comercialização com dados apresentados pelo diretor-presidente da Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa MS), Daniel Mamédio, acompanhado pelo diretor de abastecimento e mercado, Fernando Begena.
O casal de agricultores Joana Rocha e João Pereira Valeve, da Chácara Sete de Ouro, localizada em Rochedo, já possuem duas mil plantas de abacaxi, mas observaram que existem técnicas mais eficientes para produção durante as explicações do dia de campo. “Nós já plantamos dois mil pés de abacaxi, mas agora vamos fazer um melhoramento com as técnicas que aprendi aqui. Saímos daqui animados e agora vamos plantar mais uma área com as novas mudas conforme as técnicas ensinadas”, destacou a produtora.