57ª Expoagro Dourados dá destaque para piscicultura, ovinocultura e mudanças climáticas

Começou dia 12 e vai até 21 de maio a 57a Expoagro, em Dourados, um dos maiores eventos agropecuários do Centro-Oeste.

Na programação, os destaques ficam por conta da apresentação de tecnologia para piscicultura, ovinocultura; gestão frente aos impactos das mudanças climáticas na agricultura regional; conservação de forragens e sistemas de produção integrados.

As atividades, com participação da Embrapa Agropecuária Oeste, iniciaram com o Simpósio de Agricultura realizado pelo Grupo Plantio na Palha e do Sindicato Rural de Dourados. O analista da Embrapa Agropecuária Oeste, o Engenheiro Agrônomo Gessí Ceccon, proferiu palestra sobre “Renovação de pastagens em solos arenosos”. O pesquisador Crébio José Ávila falou sobre “Manejo de lagartas na soja convencional”.

Piscicultura
A equipe do Laboratório de Piscicultura participou do Dia de Campo da Piscicultura realizado pelo Senar/MS e Sindicato Rural. Foi apresentado o impacto na produção de pintado, redondos e tilápia.

Ovinocultura
Práticas de baixo custo e alto impacto sobre a produtividade de rebanhos de ovinos são temas tema para a palestra da pesquisadora Marciana Retore intitulada “Produção de feno e silagem para conservação de forragens”.

Mudanças climáticas
A Embrapa Agropecuária Oeste e Sindicato Rural de Dourados são responsáveis pelo Painel sobre “Estratégias para convivência com adversidades climáticas”. Essa atividade faz parte das comemorações dos 50 anos da Embrapa e tem como destaque a participação de especialistas de outras Unidades da Embrapa, que vão apresentar detalhes e esclarecimentos relacionados às Portarias que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), publicou dia 26 de abril, atualizando o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura da soja
em dez estados brasileiros, inclusive em Mato Grosso do Sul.

Outros assuntos tratados na Expoagro
– Ecofisiologia da soja e mitigação de estresses climáticos.
– Uso do zoneamento agrícola para redução de riscos climáticos.
– Uso de práticas agrícolas para minimizar riscos climáticos.
– Experiências diante dos desafios climáticos e as estratégias para mitigar impactos negativos.
– Mesa redonda moderada por Claudio Lazzarotto, pesquisador da Embrapa Agropecuária
Oeste.

Fonte: Embrapa Agropecuária Oeste

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *