Para fomentar o debate sobre nutrição e saúde está acontecendo o I Congresso de Nutrição de MS

O tema Nutrição combinado com a Saúde, a cada dia se torna mais fundamental para a população humana. Muito embora isso pouco tenha importado àqueles que comandam os destinos do mundo, dos países, das cidades. Eventualmente surgem eventos para debater o importante tema que diz respeito a saúde humana, a contenção do perigoso avanço de doenças como o câncer, a diabete, a hipertensão arterial e tantas outras.

Por tudo isso, é de se aplaudir a iniciativa de união de entidades públicas e privadas para debater o tema “A Nutrição e os futuros alimentares: o que mudar aqui e agora?”. A Secretaria de Estado de Saúde e a Associação sul-mato-grossense de Nutrição estão realizando entre os dias 4 e 6 de outubro, no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o I Congresso de Nutrição de Mato Grosso do Sul.

Entre os temas que serão abordados estão obesidade, sobrepeso, doenças crônicas, alimentação indígena, ou seja, todo o cenário da nutrição sul-mato-grossense e contará com palestrantes da área da nutrição de referência nacional e internacional.

A superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Cristina Segatto Congro, afirma que o apoio da SES ajudará a promover o debate sobre nutrição no Estado. “Precisamos fomentar a discussão da nutrição com todos os profissionais de saúde, diversas linhas de abordagem, profissionais hospitalares, profissionais de serviços especializados, profissionais de atenção primária. Temos que fomentar a discussão entre os profissionais balizando o conhecimento entre todos e colocando isso na pauta dos atendimentos”.

Para o nutricionista da SES e presidente da Asman, Anderson Holsbach, é perceptível a importância da gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) apoiando iniciativas que propaguem a ciência e contribuam com a qualificação dos profissionais da saúde do Mato Grosso do Sul. “É a materialização da união de esforços para o bem comum, a saúde da população sul-mato-grossense. Uma vez que a má alimentação e má nutrição têm maior impacto na carga global de doenças crônicas não transmissíveis. Por isso iniciativas que se propõem a resolver o problema devem ser valorizadas. Deste modo, essa parceria, já se mostra promissora”.

A solenidade de abertura do I Conut-MS acontece nesta quarta-feira (4), às 18h30, no Teatro Glauce Rocha (na UFMS) e é aberta ao público. Para participar acesse o link e faça sua inscrição gratuita: https://evento.saude.ms.gov.br/pre-credenciamento/409c9154f5699ab6df3809e98883f024.

A programação segue até sexta-feira (6), no campus da UFMS, e contará com palestras, minicursos e a premiação dos melhores trabalhos de conclusão de curso de nutrição de Mato Grosso do Sul – Prêmio Ângela Bahia. Confira a programação completa através do link: https://www.even3.com.br/iconutms.

(Com informações Ascom-Secretaria de Saúde MS)

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *