Vacina contra gripe disponível em Mato Grosso do Sul

Começa na segunda-feira (15), a vacinação contra a gripe – influenza para toda a população de Mato Grosso do Sul. A adesão dos grupos prioritários é baixa no Estado, onde até o momento (03/05 – Vacinômetro SI-PNI), foram aplicadas 230.023 doses, o que representa apenas 23,06% da cobertura dos grupos elencados como prioritários, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. Os órgãos responsáveis consideram um crescimento dos registros de casos de gripe e de doenças de transmissão respiratória desde janeiro.

Os municípios devem realizar suas estratégias de vacinações e priorizar a imunização em idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, entre outros grupos.

“Considerando que iniciamos a vacinação no Estado de modo antecipado, não vemos prejuízo nenhum, e sim ofertar com a ampliação as doses para pessoas que querem se imunizar. Esperamos realmente que entendam a gravidade do nosso cenário epidemiológico e vacinem-se”, disse a coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Goldfinger.

Outro fator que influenciou a expansão da imunização no Estado, é a chegada das temperaturas mais baixas, que favorecem a disseminação dos vírus que causam infecções respiratórias. O aumento de pessoas imunizadas, contribui para menor circulação dos vírus e evita sobrecarga nos serviços de saúde.

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou oficialmente no dia 10 de abril. Em Mato Grosso do Sul a Secretaria de Saúde autorizou os 79 municípios a vacinarem a partir do dia 28 de março.

Fonte: Comunicação Governo de MS
Foto: Saul Schramm

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *